sábado, 22 de fevereiro de 2014

Imagens incríveis dos protestos na Ucrânia


De simples protestos na Ucrânia, eles estão se tornando quase uma guerra civil entre o Governo e a oposição que não queria a volta da relação com a Rússia, que por anos sufocou o país. Tudo começou quando o governo do presidente Viktor Yanukovych desistiu de assinar, em 21/11/ 2013, um acordo de livre-comércio e associação política com a União Europeia (UE), alegando que decidiu buscar relações comerciais mais próximas com a Rússia.

O conflito reflete uma divisão interna do país, que se tornou independente de Moscou com o colapso da União Soviética, em 1991. No leste e no sul do país, o russo ainda é o idioma mais usado diariamente, e também há maior dependência econômica da Rússia. No norte e no oeste, o idioma mais falado é o ucraniano, e essas regiões servem como base para a oposição – é onde se concentram os principais protestos, incluindo a capital Kiev.

Nesta apresentação é possível observar as cenas de combate entre o povo revoltado e a polícia. Cada um dos lados lutando bravamente pela sua posição política e o governo cada vez mais acuado. Um povo que não aceita facilmente o que lhe é imposto.

Só em fevereiro, os confrontos violentos voltaram a se intensificar. No dia 18, os protestos que invadiram as ruas deixaram pelo menos 26 mortos – incluindo dez policiais, dos quais pelo menos cinco foram mortos a tiros.


Leia uma excelente análise publicada hoje no G1, sobre o conflito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário