sábado, 16 de novembro de 2013

Patrick: o simulador de toques

Terminou no dia 14/11 a campanha Novembro Azul, incentivando o exame de próstata. O câncer nesse órgão é o 2º que mais mata homens e tal qual o toque no seio, também tem uma forma muito simples para ser identificado. Infelizmente o homem precisa ser tocado, já que não dá para fazer de forma "independente" como é o caso da mulher. Isso acaba gerando preconceito, o que inibe que muitos homens façam esse exame tão simples e eficiente.

Aí fiquei pensando como será a primeira vez que um estudante de medicina irá reagir quando tiver que fazer o exame de toque em um homem para adquirir a sensibilidade necessária para diferenciar uma próstata saudável da doente.

Patrick

Tenho uma boa notícia. Talvez vocês comecem por um simulador em vídeo, em uma situação menos constrangedora. Especialmente concebido para treinar médicos, Patrick, este equipamento que simula o quadril em "posição de toque", possui sensores de força, que medem a pressão do examinador, para que não exagere no toque da próstata. Por enquanto ele está somente na Universidade de Drexel no estado da Filadélfia, e na Universidade da Flórida, ambas nos EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário