sexta-feira, 19 de abril de 2013

O índio tem pouco para comemorar no seu dia.

indiazinha

Reduziram sua terra (território/caça), poluíram sua água e lhe impuseram crenças que não tem nada a haver com a sua. Para completar o pacote, escravizaram, tiraram seus valores e ainda enraizaram os vícios (drogas, bebidas, ganância) de nossa sociedade. Hoje eles tentam recuperar seu passada, mas foi um povo vencido, como aconteceu a torto e direito em todos os países do mundo. Aliás, sem a perda desse território não estaríamos onde estamos. O lugar que você mora no Brasil, certamente foi território deles um dia.

Se você não vive na terra deles (em conflito), estará feliz com o que eles reconquistaram também, como eu. Alguns pedaços de terra que eram de fazendeiros, voltaram a lhes pertencer. E lá a paz voltou a reinar, entre homem e floresta. Quer dizer ... alguns venderam árvores para madereiras, mas sempre tem as ovelhas negras.

"As terras indígenas já ocupam 13,2% da área total do país. Salvo raras exceções, a demarcação de reservas não melhorou em nada a vida dos índios. Em alguns casos, o resultado foi até pior. A 148 quilômetros da Fazenda Cambará, no município de Coronel Sapucaia, há uma reserva onde os caiovás dispõem de confortos como escolas e postos de saúde, mas não têm emprego, futuro nem esperança". (Veja)

"A contribuição dos povos indígenas à formação da nação brasileira vai além de um conjunto de palavras, objetos, espécies domesticadas e técnicas de manejo do ambiente. As técnicas de plantio desenvolvidas pelas populações indígenas são até hoje utilizadas por pequenos agricultores por todo o país. Entre as centenas de espécies cultivadas pelos índios, podemos destacar: o milho, a batata-doce, o cará, o feijão, o tomate, o amendoim, o tabaco, a abóbora, o urucu, as cuias e cabaças, o abacaxi, o mamão, a erva-mate e o guaraná, além de árvores como o caju, o pequi e o cacau". (Remexendo o passado)

Enquanto eles se encantaram com nossa tecnologia, nós hoje buscamos a deles. Nos deram muitas coisas, mas andamos louquinhos atrás do seu conhecimento de curas através das plantas medicinais. Para roubar só mais um pouquinho, brancos de todo mundo registraram as descobertas indígenas e ganham dinheiro com a classificação dos princípios ativos.

Encerro triste por tudo que o índio passa. E que ele tenha mais que o dia dele, mas a vida que ele tanto merece, de acordo com os seus princípios. Parabéns ao ÍNDIO, por tudo que representa para o equilíbrio entre homem e natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário