domingo, 10 de fevereiro de 2013

Os códigos QR nas praias do Rio

QR code RJ 02


Talvez não seja novidade para você, mas fiquei impressionado com esse recurso no Rio de Janeiro. Você sabia que a cidade tem alguns códigos QR em suas calçadas para ajudar os turistas a conhecer melhor a cidade? Basta fotografar com um smartphone e usar um dos programas de decodificação, que terá acesso à um mapa local com dados sobre ele nas em inglês, espanhol e naturalmente português.

Chamado de QRio, o projeto foi lançado no final de janeiro e está entalhado nas calçadas em pedra portuguesa. Os cinco primeiros pontos serão as praias do Arpoador, Leblon, Leme, São Conrado e Barra da Tijuca.

Mas já há confusão na área. Segundo o site AdNews, uma agência de publicidade portuguesa disse que chegou a apresentar o conceito à prefeitura do Rio, mas a ideia foi posta em prática pelo Grupo Máquina PR enquanto a agência de design e tecnologia digital Zóio assinam a criação. Ela alega que os direitos de QR Codes em calçado português para o mundo todo.

Polêmicas a parte, achei a ideia genial e pelo jeito há planos para ampliar esses códigos QR em outras 30 praias, pontos históricos e turísticos. É uma forma inteligente e simples de otimizar a visitação ao site municipal e facilitar a vida do turista. Quem sabe outras cidades no país abracem essa ideia.

 

A QR codes made of the black and white stones covers a sidewalk near the beach in Rio de Janeiro, Brazil, Friday, Jan. 25, 2013. The QR codes are being placed at tourist spots which can be scanned with a mobile device for information about the site. (AP Photo/Silvia Izquierdo)

 

Código QR (sigla do inglês Quick Response) é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escanerizado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera. Esse código é convertido em texto (interativo), um endereço URI, um número de telefone, uma localização georreferenciada, um e-mail, um contato ou um SMS.

Agradeço ao amigo Andrei Voss, por chamar atenção sobre a polêmica, o que enriqueceu o texto, mesmo depois da primeira versão publicada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário