segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Já é possível beber água suja e barrenta de qualquer rio

HO

LifeStraw 08

Você marcou o dia e agora é esperar chegar a tão aguardada expedição à pé por uma floresta. Mas peraí, e a água? Vai beber direto do rio? Sim, se você tiver LifeStraw. A idéia para desenvolver esse incrível equipamento, surgiu enquanto Vestergaard Frandsen (o inventor do equipamento) estava trabalhando em outro projeto para desenvolver um filtro para remover larvas de um verme na Guiné. Aí ele pensou: "Se ele pode filtrar um parasita da água, por que não todos ao mesmo tempo, inclusive bactérias e vírus?"

 

LifeStraw 09

 

O LifeStraw  remove um mínimo de 99,9999% de bactérias aquáticas e filtros de até 1000L de água contaminada, tornando possível beber com segurança a partir de qualquer rio, lago ou charco. É uma ferramenta de purificação de água com uma vida útil de 700 litros - cerca de um ano de consumo de água para uma pessoa. Ela inclue esse recipiente de sucção direto na água, assim como um outro que permite o seu armazenamento.

Resultados positivos foram alcançados contra as bactérias mais comuns transmitidas pela água, tais como Salmonella, Shigella, Enterococcus e Staphylococcu. Outro detalhe é que ele foi projetado para como um todo selado, evitando quaisquer partes móveis, nem peças de reposição, e também sem a necessidade do uso de eletricidade, afinal uma boa parte do mundo ainda não tem.

 

LifeStraw 02

Para você entender a importância desse projeto, é só lembrar que metade das pessoas em condição de pobreza no mundo, sofrem de doenças em função da má qualidade da água que bebem, em que as maiores vítimas são as crianças. Também seria uma excelente ideia para o nordeste, onde as famílias vão buscar a água direto nos açudes barrentos. Abaixo um vídeo institucional do produto.

 

Se você achou interessante, pode adquirir o produto pela Amazon.

 

filtro de água

No Brasil temos um equipamento parecido, também importado, mas é preciso usar uma bomba para tirá-la do rio, o que também não é ruim. Você pode adquirí-lo no Mercado Livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário