domingo, 22 de abril de 2012

Cenas do Rio em 1954

Vocês estão acostumados a ler no ::< clauseando >:: novidades tecnológicas, curiosidades sobre regiões distantes ou novos artistas e seu trabalho inovador. Mas hoje o assunto é passado. Recebi esse de vídeo do amigo e cientista social Adalberto Day, sendo interessante demais para não incluir nesse blog que gosta de bons assuntos.

Esse vídeo foi dirigido por Andre de LaVarre e produzido pela legendária Warner Bros sobre o Carnaval no Rio de Janeiro em 1954. O narrador Art Gilmore, descreve ao público norte americano características do Rio de Janeiro que naquela época ainda era capital do Brasil, já que Brasília só foi inaugurada 6 anos mais tarde. O presidente (na época) Getúlio Vargas aparece em algumas cenas.

Observem as fantasias que alguns poderiam considerar simples, mas eu vejo como algo mais pessoal e divertido. As pessoas que aparecem são menos obesas, o que nos permite observar aquilo que a mídia tanto fala sobre o aumento de peso de nossa população. Observe as pessoas nas reportagens atuais e sua silueta menos redonda.




Peguei carona nesse bonde do passado carioca e acrescento esse vídeo produzido pela Jean Manzon Films Ltda (vale a pena olhar a página), que fala sobre o transporte dos cariocas. É interessante observar que já na época haviam aqueles que se penduravam fora do trem, agarrados e correndo o risco de sofrer um acidente.

As ruas já tinham um significativo número de carros, o que gerava uma série de problemas naquele tempo. Quando? Eu não consegui identificar o ano exato porue. Mas pelo modelo dos carros e vestimentas, parece da década de 50/60... ou não?

2 comentários:

  1. Claus
    Obrigado por postar essa maravilha de vídeo em seu clauseando.
    Uma verdadeira relíquia do início dos anos de 1950. Mostra nos dois vídeos o primeiro mais cultural, as belezas das praias e o carnaval. A irreverência e alegria dos cariocas.
    Como também o próprio presidente Vargas, descendo do avião, e neste mesmo ano em 1954 suicida-se.
    Já o segundo vídeo mostra a deficiência já naquela época no transporte em geral. As politicas mal direcionadas as questões sociais, nos apresenta o mesmo caso caótico que vivenciamos nos dias atuais. E nem é preciso ir aos grandes centros, basta ver nossa cidade que não consegue resolver os problemas estruturais de transportes coletivos e urbanos.
    Adalberto Day cientista social e cientista social em Blumenau

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo seu ótimo comentário Adalberto. Bem lembrado o suicídio de Getúlio no mesmo ano.
    Na questão do trânsito, até isso o passado se repete, não só na moda.
    Abs.

    ResponderExcluir