quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Um festival que celebra a relação entre tecnologia e cultura.

Transmediale é um festival anual que acontece em Berlin, e compreende tecnologias de mídia como as técnicas culturais que precisam ser assimiladas, a fim de compreender, criticar e moldar a sociedade contemporânea. 

O evento que dura 5 dias, começou na terça-feira e vai até domingo no Haus der Kulturen der Welt Contemporary Arts Center em Berlin. Ele tem um rico programa internacional de obras de arte, instalações, mostras de vídeo, workshops, performances e simpósios interdisciplinares, todos organizados por diversos curadores convidados .

Ele surgiu em 1988 como festival de vídeo, projeto paralelo do Berlin Berlinale "Fórum Internacional do Cinema Novo". O co-fundador e diretor artístico Micky Kwella pretendia oferecer uma plataforma para produções de mídia eletrônica não aceitos em festivais tradicionais, como a Berlinale. Você pode acompanhá-lo pelo Facebook, Twitter, Flickr, Vimeo ou no site.

 

transmediale Rainbow Gravity (1973) de Jonathan GrögerThomas Pynchon

 

Só o trailer do festival já transmite o clima. Mistura arte, ser humano com efeitos de computação gráfica.

 

Olhe só que show é essa incrível performance de Daito Manabe, onde a música eletrônica é feita a partir de eletrodos instalados no rosto, e cada movimento (boca, sobrancelha, etc) é correspondido musicalmente.

 

Nessa apresentação, o artista interage com uma tela touchscreen, criando obras de arte totalmente digitais.

Fonte: New York Times

Nenhum comentário:

Postar um comentário