quinta-feira, 30 de junho de 2011

Sol e areia ... para produzir energia.

Equipamento total 
Essas 2 palavras juntas lembram praia, que nesse caso está bem longe. Estamos precisamente no meio do deserto do Saara. Como todos sabem, a origem do vidro vem da areia derretida, palavras que nos levam a juntar calor, que por sua vez leva à sol. Nesse projeto, Markus Kayser (sobrenome lembra cerveja … hehe) usou esses elementos para produzir objetos de vidro usando um processo de impressão 3D, que combina a energia natural e materiais com alta tecnologia de produção.

Por cima, um equipamento de vidro que funciona com uma lente que amplia a energia e a direciona na caixa de areia. Nas laterais, sensores solares para a energia necessária à operação.

O desenho, foi projetado em 3D, ilustrado abaixo por cima da areia.

 

Abaixo, a areia, derretendo em função do aquecimento gerado por essa mega “lente de aumento”

Esse é o resultado final.

 

Essa é mais uma iniciativa em um mundo cada vez mais preocupado com questões de produção de energia e escassez de matéria-prima. Mais do que isso, ele explora o potencial do deserto a sua energia natural sem destruí-la. O projeto de Markus Kayser não fornece uma resposta definitiva para a produção através de seu processo, e sim mais uma possibilidade a ser desenvolvida.

Acompanhe todo o processo no vídeo abaixo:

Visite o site de markuskayser.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário