quinta-feira, 19 de maio de 2011

O Cube

 

Olhando essa casa de madeira, dá para imaginar muitas utilidades, menos a de morar, afinal parece um cubículo. Esse projeto fantástico, criado pelo Dr. Mike Page e sua equipe (Universidade de Hertfordshirt / Edimburgo-Escócia), é uma casa compacta (3x3x3 m), em que uma pessoa pode viver confortavelmente com impacto mínimo no meio ambiente.

Construída a partir de uma variedade de materiais sustentáveis, o Cube oferece tudo o que uma única pessoa (ou até duas pessoas amigas) pode precisar. Dentro dos seus 27 metros cúbicos, eles conseguiram “enfiar” uma sala de estar com mesa e duas cadeiras sob medida, uma pequena cama de casal (1,2 m de largura), chuveiro de tamanho completo,  cozinha (com frigorífico de eficiência energética, fogão de indução, coifa de recirculação,  pia / escorredor, forno combinado com microondas e armários embutidos), máquina de lavar roupa e um WC de compostagem.

A iluminação é feita por luzes LED ultra-eficientes e é aquecida (afinal é a Escócia) com uma bomba de calor ar-fonte Ecodan, que é recuperado a partir do ar extraído. O chão foi feito de cortiça e a altura média é a da cabeça de um ser humano, em torno de 2 metros. 

 

O espaço que dá suporte para o piso (embaixo da escada) e leva ao compartimento superior onde estão a cozinha e o quarto, são aproveitados como armários.

Na imagem abaixo, é possível observar uma série de escadas em formato de cubos verticais.

Esse é o espaço da cama. A eletricidade é gerada por placas de energia solar que produzem em torno de 3 kilowatts. Para otimizar o consumo, como já foi mencionado, a luz é com lâmpadas de LED, como a que você pode ver na parede de trás, no canto superior da imagem abaixo.

O vaso sanitário e box do chuveiro, ficam frente a frente. Entre eles há uma janela.

Nesse vídeo dá para visualizar melhor a casa apresentada pelo seu inventor. Foi filmado por Allan MacDonald no Festival de Ciência de Edimburgo International, agora em abril de 2011.

 

Veja ela sendo montada no terreno.

 

Acesse o site do Cube Project, caso queira conhecer mais detalhes.

Fonte: Toxel

Nenhum comentário:

Postar um comentário