quinta-feira, 26 de maio de 2011

Energia extraída dos vírus de conchas.

Vivemos nos debatendo sobre a melhor forma de gerar energia. Ela é a própria vida com seus compostos químicos que se recriam e transformam. Esse é um projeto fantástico.

Inspirada pelos materiais e o próprio design da concha do molusco Abalone, Angela Belcher disse que é possível programar alguns vírus para sintetizar elegantes estruturas nanomoleculares para uso humano.

Selecionando genes de alta performance através de uma evolução dirigida, ela produz vírus que podem gerar novas e poderosas baterias, combustíveis limpos de hidrogênio e células fotoelétricas.

Veja nesse vídeo, a fundamentação de sua teoria. Preste muita atenção, porque apesar da legenda, parece que ela não respira enquanto fala, de tão rápido que explica.

 Clique aqui e veja o vídeo na página original que tem legenda, mas infelizmente não incorporou na hora que postei o de cima.

 

Angela Belcher

Com licenciatura em Estudos Criativos e doutorado em Química Inorgânica, Angela Belcher, fez uma carreira fora de encontrar soluções surpreendentes e inovadoras para os problemas de energia.

Como chefe do Grupo de Materiais Biomolecular no MIT, Belcher abrange com seu trabalho as áreas de materiais, química, engenharia elétrica e de biologia molecular para criar vírus que podem criar baterias e fontes de energia limpas. O companheiro MacArthur, também fundou Cambrios Technologies, uma iniciante baseada em Cambridge focada na aplicação de seu trabalho com os sistemas biológicos naturais para a fabricação e montagem de eletrônicos, magnéticos e outros materiais importantes com aplicação comercial. A importante revista TIME de 2007, a chamou de uma heroína na mudança climática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário