quarta-feira, 6 de abril de 2011

O que a água viva, a raia, o pinguim e o elefante podem nos inspirar a criar?

Faz tempo que a descoberta da “mecânica” natural dos animais cria tecnologias modernas, como a sonda inspirada na ressonância dos morcegos. O mar, é uma fonte de criaturas belas e estranhas, com incríveis capacidades.

A Festo é um dos maiores fabricantes mundiais de processos para automação e mostrou ano passado  na Feira de Hannover 2010, o seu mais recente projeto biomecatrônico chamado Bionic Learning Network. A nova tecnologia pretende revolucionar a relação de cooperação mútua entre homem-máquina.

As águas vivas, que são um composto de vários animais e não um só, possuem um sistema de locomoção inspirador, quando aquele plasma se contrai e expande, além do alcance de seus finos tentáculos.

 

A raia, com sua delicadeza nos movimentos, há anos tem mantido inventores dispostos a criar as mais incríveis máquinas que possam mergulhar fundo, como o submarinho.

 

As nadadeiras e o corpo do pinguim também entraram na mira da equipe da Festo. Nessas fotos dá para sentir o gostinho do design e no vídeo abaixo, ele nadando na piscina, que nem a raia acima. É impressinante, como se parecem realmente seres vivos.

Além dos animais submersos, os terrestres ainda tem muito o que ensinar. Veja um animal que você está acostumado a ver em circos, como o elefante. O que afinal podemos pesquisar sobre ele?

Fonte: Designaside

Nenhum comentário:

Postar um comentário