quinta-feira, 7 de abril de 2011

Lápis versus câmera

Essa é a linha de trabalho do jornalista Ben Heine. Sua formação não tem nada a haver pelo trabalho ao qual é conhecido, afinal esse pintor, ilustrador, caricaturista e fotógrafo nascido em Abidjan (Costa do Marfim) tem mais imagens a mostrar do que palavras. Atualmente reside na Bélgica, onde também possui seu estúdio.

Nesse projeto “Pencil vs Camera” ele misturou de forma interessante o esboço com a fotografia. É como se fosse tirar da imagem real seu esboço, em traços “rudimentares”, feitos à lápis, com sua visão e proposta pessoal. A mão que rabisca e clica está sempre presente nas fotos refotografadas.

Em uma entrevista sobre como iniciou esse trabalho Ben disse: "Eu tiro fotos e desenho desde os 10 anos de idade. Esta série "Lápis Vs Câmara" é o resultado de vários anos de exploração gráfica e uma consequência lógica da minha evolução artística. Mas a ideia real veio quando eu estava assistindo televisão e escrevendo uma carta, ao mesmo tempo. Ao ler minha carta antes de colocá-lo no envelope, eu vi a transparência da televisão por trás do papel. Então eu percebi que seria legal fazer algo semelhante em uma única imagem que mostra duas ações diferentes”.

 

Para conhecer mais detalhes sobre seu trabalho acesse Ben Heine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário