domingo, 20 de março de 2011

Quarzto pode ajudar a prever terremotos e erupções.

Olhado a imagem, ele é uma obra de arte natural da natureza. O mineral sempre esteve associado à precisão, principalmente quando lembramos dos relógios suíços, na indústria eletrônica, fabricação de instrumentos ópticos, entre outras aplicações. Agora um recente estudo apontou que o mineral quartzo é abundante nas principais falhas geológicas do mundo e por isso, sua existência indica a possibilidade dessas catástrofes acontecerem.

Marta Perez-Gussinye Essas descobertas foram publicadas quinta feira (17/3/2011) na revista Nature por Marta Perez-Gussinye da Universidade de Londres e geofísico Anthony Lowry da Utah State University. Eles usaram Earthscope, um programa de computador que utiliza técnicas de geologia e geofísica de que observam a estrutura da placa da América do Norte continental.

Um dos aspectos mais interessantes, é que ateoria poderia ajudar cientistas a avaliar o risco ea força de terremotos em zonas que já se acreditou ser geologicamente inactivos. Lugares como o Japão, Sul da Califórnia e Parque Nacional de Yellowstone são conhecidos por estar na fase ativa do chamado "ciclo viscoso", outras regiões, como os Apalaches no Leste dos Estados Unidos, serem susceptíveis de estar em uma fase inativa.

Lowry já lançou um segundo estudo,  em grande escala no Centro-Oeste da América, incluindo a falha de New Madrid, para testar as teorias da equipe, mas está de olho em um projeto separado, nas Montanhas Apalaches.

Para quem nunca ouviu falar, ela é uma cordilheira da América do Norte estendendo-se da Terra Nova e Labrador, no Canadá, ao estado do Alabama, no sudeste dos Estados Unidos da América

 

 

 

Fonte: Daily Mail

Nenhum comentário:

Postar um comentário