sábado, 5 de março de 2011

Polvos e Lulas

Dessa vez não é nenhuma crítica pessoal ao ex-presidente como já fiz nesse espaço em outros posts. Esses animais são fascinantes para mim, desde os tempos das leituras nas revistas em quadrinhos da Disney, nas incríveis aventuras onde descobri que soltavam o nankin, com sua tinta preta que durante séculos registrou a história do mundo. Polvos e lulas, com seus tentáculos, sem ossos e uma incrível flexibilidade. Até quando serão visíveis nos mares, em vez dos vídeos e livros?

O grupo dos Cefalópodes apresenta hoje mais de 650 espécies, contrastando com as mais de 10 mil espécies fósseis registradas, indicando um declínio evolutivo. Existem espécies que produzem conchas, pelo menos em seu período reprodutivo. Além dos polvos e lulas, as espécies náutilos e argonautas são conhecidos. Os tentáculos desses animais são providos de numerosas ventosas, que o animal utiliza para capturar seus alimentos. O hábito alimentar é basicamente carnívoro, sendo suas presas prediletas os crustáceos, outros moluscos e peixes.

Mas qual a diferença entre polvos e lulas?

Para começar, as lulas têm um corpo alongado, em forma de tubo. Já os polvos, como você pode conferir no infográfico que ilustra estas páginas, são mais arredondados. Segunda diferença importante: além dos oito braços, que são comuns a esses dois moluscos, as lulas ainda têm um par de tentáculos e nadadeiras ao longo do corpo - os polvos, não.

O comportamento de polvos e lulas também é distinto: os primeiros vivem se arrastando no fundo do mar, enquanto as lulas nadam bem perto da superfície, onde ficam os pequenos animais e vegetais que lhes servem de alimento. A última diferença importante é a classificação técnica dos bichos. "Os polvos pertencem à ordem Octopoda, dividida em duas subordens: Cirrata, que agrupa os polvos que vivem em águas mais profundas, e Incirrata, formada por animais mais costeiros. As lulas, por sua vez, fazem parte da ordem Teuthoidea, que tem duas grandes subordens, Myopsida e Oegopsida, cuja diferença básica é a existência ou não de uma membrana sobre os olhos", afirma o biólogo Acácio Ribeiro Gomes Tomás, do Instituto de Pesca do Estado de São Paulo. Em todo o mundo, existem dezenas de espécies de polvos e lulas, que variam muito de tamanho. Os polvos podem medir desde 5 centímetros a quase 6 metros, mas a espécie mais numerosa, batizada de polvo comum, o Octopus vulgaris, tem em média 70 centímetros. As lulas variam de 1,5 centímetro a mais de 10 metros, mas a mais comum, a Loligo plei, também mede cerca de 70 centímetros. Muitos chefs consideram essa espécie uma deliciosa iguaria. Para nossa sorte, ela aparece de montão aqui na costa brasileira.

Veja nos vídeos abaixo algumas espécies e suas características peculiares.

OPERAÇÃO NO FUNDO DO MAR (BACIA DE CAMPOS-RJ)
Braço mecânico do Rov (robô submarino) tenta afastar Lula gigante que seenganchou em equipamento da sonda de perfuração durante operação no fundodo mar.Imagens geradas em Sonda de Perfuração. O animal mede entre 17 A 20 m e estava a mais de 2.500 m de profundidade.O único inimigo natural predador deste animal, são as baleias cachalotes.

E agora um polvo engole um tubarão, isso mesmo. Camuflado naturalmente, espera o momento certo. Um verdadeiro embate entre enormes predadores.

Fontes: Mundo estranho e 360Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário