sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Você escuta, mas não tem a mínima noção de como surgiu o nome.

Todas as tribos tem seus estilos musicais desde muitas gerações. Algumas, já na casa dos 50, ouviram e viram nascer as grandes e polêmicas bandas de rock. Procuraram, impulsionados por aquela típica curiosidade de fã, de onde surgiu o nome de suas bandas e cantores preferidos.

 

the image  AC/DC

O nome da banda foi escolhido pela irmã mais nova de Malcolm e Angus Young, Margaret. Ela teria tido a ideia depois de ver a sigla (que significa corrente alternada/corrente contínua em inglês e é comumente encontrada em aparelhos elétricos) numa máquina de costura.

 

 

Aerosmith

O baterista Joey Kramer pensou no nome quando ainda estava no colegial. Segundo o pessoal da banda, "Aerosmith" não significa nada em particular, apenas "soa legal".

 

 

 

 

Bob Dylan

O verdadeiro nome de Bob Dylan é Robert Allen Zimmerman. Ele trocou de sobrenome porque tinha um tio, que se chamava Dillion. Dylan só mudou um pouquinho a escrita porque lhe parecia melhor.

 

 

Creedence Clearwater Revival

Antes de se chamar "Creedence Clearwater Revival", a banda se chamava "Golliwogs", nome imposto pelo empresário dos caras. Depois de um tempo, resolveram mudar. O grupo conhecia um cara chamado Credence Newball e curtia muito o nome dele. Só que a banda tinha medo de usar o nome completo do cara e ser processada.Resultado: acrescentaram mais um "e" em Credence (crença), pra ficar diferente. Clearwater veio de um comercial da cerveja "Olympia" e Revival veio da imaginação dos integrantes do grupo (algo como "renascimento de eles mesmos").

 

Black Sabbath

Um Sabbath Negro é uma reunião de bruxas e feiticeiras. A banda se chamava Earth e resolveu assumir o nome de uma música composta por Geezer Butler, inspirada em um suspense do novelista Denis Wheatley.

 

 

Blink-182

Eles queriam se chamar Blink mas já havia uma banda Irlandesa com esse nome. 182 é a quantidade de vezes que Al Pacino diz a palavra “fuck” no filme “Scarface”.

 

 

Deep Purple

A avó do Ritchie Blackmore gostava da música “Deep Purple” de Bing Crosby.

 

 

 

Foo Fighters

Gíria originada durante a Segunda Guerra Mundial significando UFO’s (OVNI’s). A palavra Foo é uma corruptela do francês “feu” significando “fogo” ou “fou”, significando “insano”. Dizem que tudo começou quando um grupo de pilotos da aeronáutica tentaram atirar em possíveis UFO’s.

 

Guns N’Roses

Tirado dos nomes de Tracii Guns e Axl Rose ou de suas respectivas bandas, LA Guns e Hollywood Roses.

 

 

 

Iron Maiden

O nome “Iron Maiden” foi tomado do filme “The Man in The Iron Mask”. A “donzela de ferro” é um instrumento de tortura composto de uma caixa repleta de lanças pontiagudas em seu revestimento interior onde o condenado era trancafiado. “Donzela de Ferro” é também um dos apelidos da ex-primeira ministra inglesa Margareth Tatcher.

 

Lady Gaga

Se inspirou no hit Radio Ga Ga, da banda Queen.

 
 
 

Led Zeppelin

Led Zeppelin veio de uma adaptação feita pelo guitarrista Jimmy Page a uma frase de Keith Moon (baterista do The Who) usada para descrever os shows considerados terríveis . Moon dizia "...going down like a lead Zeppelin...(...indo para baixo como um dirigível de chumbo...)". Page curtiu a expressão (lead Zeppelin), tirou o "a" de lead e batizou a sua banda de Led Zeppelin.

 

Linkin Park

A banda se chamava “Hybrid Theory”, mudou o nome para “Linkin Park” por questões legais porque já existia uma outra banda com esse nome. Eles escolheram esse nome porque o Chester Bennington (vocalista) costumava dirigir pelo Lincon Park em Santa Mônica (que era uma vizinhança onde os desabrigados costumavam ir) e esse nome ganhou a atenção de todos por sua boa sonoridade. Eles mudaram alguma coisinha no nome porque assim eles poderiam comprar o domínio pois o linconpark.com era muito caro.

 

 

Kiss

Significa Beijo. O nome foi escolhido por soar perigoso e sexy. O acrônimo “Knights In Satan’s Service” (”Cavaleiros a Serviço de Satã”) foi uma inteligente e lucrativa maneira para ajudar evangelistas a colocarem o medo de Deus no homem comum.

 

 

Lynyrd Skynyrd

Tirado de Leonard Skinerd, irritante professor de educação física de um dos membros.

 

 

 

 

Metallica

Lars Ulrich ajudava um amigo bolar o nome de um metal fanzine. Uma das sugestões foi Metallica que não foi aproveitado para a revista. Lars então pegou para ele.

 

 

 

 

Pink Floyd

O nome é uma homenagem a dois bluesmen do estado da Georgia (EUA): Pink Anderson e Floyd Council.

 

 

 

 

Queen

O vocalista Freddie Mercury sempre teve a idéia fixa de chamar a banda de Queen. Isso porque, para ele, Queen era um nome muito forte, universal e imediato, sem falar que estava aberto a vários tipos de interpretação.

 

 

Rolling Stones

O nome foi tirado de uma música de Muddy Waters. A sugestão foi do guitarrista Brian Jones.

 

 

 

The Beatles

O primeiro nome da banda foi "The Silver Beetles" (os besouros prateados), em homenagem à banda The Crickets (os grilos), de Buddy Holy. Mais tarde o nome foi reduzido a apenas Beetles e a ortografia foi mudada para "Beatles", fazendo um trocadilho com " beat" (batida).

 

U2

U2 era o nome de um avião utilizado pelos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. Este avião foi projetado para que não fosse detectado por radares, mas um deles foi surpreendido e derrubado quatro dias antes de Bono Vox nascer, em 1960. Quando procurava por um nome para a banda, o baixista Adam Clayton leu um artigo no jornal que falava justamente deste incidente e achou o nome do avião - U2 - interessante, adotando assim para a sua banda.

 

Yes

Segundo o vocalista Jon Anderson, a banda queria uma palavra forte, positiva e correta para a banda. Daí foi simples: "Yes" (Sim, afirmativo).   

 

 

 

Esse post foi inspirado por um email do Sr. Adalberto Day

Nenhum comentário:

Postar um comentário