sábado, 15 de janeiro de 2011

Revivendo a era paleolítica

Ver instrumentos da pré-história do homem, no período paleolítico, em museus, dá quase que dizer que é coisa comum. No mundo inteiro são encontrados pedras lascadas, ossos adornados e até usados como instrumentos musicais. A Pré-história divide-se em Idade da Pedra, do Bronze e do Ferro. Por sua vez, a Idade da Pedra foi dividida em dois períodos: Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada e Neolítico ou Idade da Pedra Polida.

Os homens paleolíticos foram se diferenciando sempre mais dos seus antepassados. Com o desenvolvimento da mente e a acumulação de experiências e conhecimentos, os homens primitivos foram aperfeiçoando seus instrumentos, utensílios domésticos e armas, suas técnicas e meios de subsistência. Desenvolveram também sua vida em sociedade, suas atitudes e hábitos sociais, como a vida familiar, a vida em grupos, a participação coletiva, neste período introduziram cerimônias religiosas, aperfeiçoaram a arte, o artesanato, passaram a construir casas e abrigos, a fazer agasalhos, descobriram o fogo e inventaram os meios de comunicação e transporte.

Nos vídeos abaixo, você irá ver uma experiência arqueológica feita por uma equipe italiana, onde se usam as rudimentares técnicas primitivas para produzir alguns instrumentos.

O primeiro vídeo mostra, como usando pedras lascadas com um fio afiado, o homem primitivo fazia flautas de ossos de animais.

 

Usando uma faca de sílex para a extração dos tendões da perna de um veado, que eram usados como fios, para confecção de roupas, sendo ossos suas agulhas.

 

Observando que o choque produzido entre duas pedras produzia faíscas e que se colocassem folhas e galhos secos próximos dessas faíscas conseguiam fogo. Da mesma forma, foram aperfeiçoando a técnica em que esfregavam 2 pedaços de madeira, que se transformava em fogo quando colocado junto à vegetação seca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário