quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Vivemos em um mundo "fast" demais, mas com o mesmo tempo de sempre.

A comida é fast, mas o tempo para ela germinar e nascer não pode ser. Os hormônios que inflam um frango, são os que também aceleram o nosso processo à alguma patologia. Afinal não existe milagre. Ele vira MacChicken que é preparado rapidamente em um processo industrial e comemos rapidamente em um almoço no shopping. Não há mais tempo para a arte da cozinha. Separar os ingredientes com cuidado, ter o tempo certo de cozimento, experimentar com a colher de pau e hmm ... deixar o cheiro invadir a casa. Demora muito. É sempre bom repetir, que desde seu andar, as doenças inevitáveis que irá adquirir ao longo de sua vida, a memória, sua disposição estão vinculados diretamente ao que os alimentos levam para o seu corpo. Os nutrientes são a sua gasolina aditivada ou adulterada. Você que deve escolher o quão longe pretende ir.

Escrever corretamente, também tira muito tempo. Abreviaremos tanto nos twitters e messengers, que as mensagens virão escritas em códigos, em uma verdadeira decomposição do português para uma língua cheia de consoantes. Foi-se o tempo das vogais. O que importa não é mais se deliciar com as expressões e a riqueza da língua materna. Não dá tempo de pensar sobre elas, o que vale é a idéia. Ok, escrevo muito, mas o que vejo é que em redações e até em cadernos escolares se vê esse tipo de escrita. Tem horas que você escreve algo à mão e adoria ter um copy / paste.

Ler um livro … nunca dá tempo. Mas peraí, você vai dizer: “eu nunca li tanto na vida”. A primeira coisa que faço é conferir as informações em blogs e sites de notícias. Verdade, é tanta oferta, que a ansiedade de estar informado já tem capítulo nos livros de psicologia. Lembre que é mais fácil escrever uma notícia ou post do que um livro, que exige muita pesquisa e referências até chegar aos seus olhos. Além disso, há toda a construção e defesa de um argumento um assunto, o que nessa escrita rápida não é conveniente. Trocar totalmente a leitura de livros pelos textos internet é estar menos preparado. Além disso, para lê-lo, não precisa bateria e nem energia elétrica. É só abrir e viajar.



Calcular algo, só de calculadora. Ué, se ela está aí para isso para que ficar relembrando tabuada? Aliás, calculadora com planilha eletrônica dando sopa?? Ahh pára. Mas na hora de cálculos rápidos em descontos em uma loja ou qualquer outra situação, ela sempre vai estar acessível? Conhecer a tabuada com multiplicação e divisões realmente nos subtrai ou soma? Ela em si só, é bom exercício no uso do cérebro. E exercitar o pensamento e a lógica deixa esse órgão tão vital em boa manutenção.

Amar, abraçar, beijar, rir … só fast. Já parou para pensar que nunca dá tempo de visitar um tio final de semana? Nem vou falar, de quem deixa meu filho na escola de manhã, consegue algumas atividades para a tarde e final de semana também quer se curtir um pouco às vezes ele fica na casa de um amigo. Mas a noite você fica com ele um pouquinho, senão vai dizer que é órfão né? Como conciliar vida profissional e estudos? Marido/esposa?? O que é isso?? Hahah. Já namorou um pouco essa semana??

Pense que para uma árvore crescer, um filho ser criado, uma doença ser curada, o feijão para cozinhar e você ter alguém que possa chamar o amor da sua vida é preciso de tempo. Caso contrário, é tudo tão rápido, que apodrece na mesma velocidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário