sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Como ela pode viver 400 anos no deserto?

bahrein_blog

No final de semana passado, acompanhamos Sebastian Vettel levantar a taça de campeão mundial no circuito de Fórmula 1 do rico reino do Bahein. Mas afinal, que país é esse?

bahrein

Esse pequeno estado insular do Golfo Pérsico, é um arquipélago de trinta e cinco ilhas e ilhotas que fica no Golfo Pérsico, a leste da Arábia Saudita e a noroeste do Qatar. Das trinta e cinco ilhas apenas, três são habitadas: Barein, Umm Nassam e Al Muharraq.


A maior das ilhas é a dhkle Bahrein, com 16 km de extensão no sentido leste-oeste e 48 km no sentido norte-sul. A ilha principal é unida ás pequenas ilhas de Muharraq e Sitra por uma estrada. Em 1986 uma ponte que liga Bahrein à Arábia Saudita foi inaugurada. A superfície total do país é de 692 km². O sistema político é uma monarquia absolutista com um primeiro-ministro (que é o mesmo desde 1971) e um gabinete integralmente apontados pelo Monarca.

O país também é famoso por um arquipélago artificial em forma de Palmeira, onde foi construído o complexo de All Durrat.


Shajarat al-Hayah, a árvore da vida

Mas além da riqueza desse país rico pela extração do petróleo, e que cada vez mais baseia sua economia no turismo, há um mito, ainda vivo. A média de vida dessas árvores é de 100 anos, no entanto, estima-se que Shajarat al-Hayah tenha mais de 400 anos, num local totalmente incomum, com vários ramos verdes pendurados. A árvore que se espalha em todas as direções, pertencente a família das Acácias (árvore ornamental), perdendo a floração no inverno e ficando repleta de flores amarelas nas estações da primavera e outono.

Árvore da vida2 Árvore da vida3 Árvore da vida - detalhes

Nesse vídeo feito por um turista, é possível ver o que é o milagre da vida no meio do nada.



A vista é impressionante, quando se olha ao redor e somente essa árvore gigante é vida no meio de uma imensidão de areia. Um capricho da natureza que até hoje os cientistas não conseguiram explicar exatamente sua capacidade de obter fonte de água fresca para se manter viva, além de sobreviver por tanto tempo na solidão, friagem, tempestade de areia, numa região totalmente árida.

Por isso, presume-se, tratar-se do símbolo de uma poderosa força que sustenta a vida. Um enigma a ser desvendado! A população local dá grande importância espiritual á árvore e há mesmo quem pense que a árvore dá vida, mantém a população jovem, pois ela é a própria essência da vida".

Nenhum comentário:

Postar um comentário