sábado, 9 de outubro de 2010

Semanas de alemão

 

Viver em Blumenau, é um privilégio de alguém apaixonado pela sua cidade natal. Ter no sangue a mistura alemã com os nutrientes brasileiros é uma benção especial. Ainda saem umas palavras alemãs em conversa com meus pais, mas a falta da prática reduz drasticamente o vocabulário e a fluência. Fico pasmo quando lembro que meus avós, brasileiros natos de 2ª geração não falavam português. Pois é … que estranho né? Mas as pessoas viviam e se reproduziam nesse mundo chamado Santa Catarina, que junto com o Paraná e Rio Grande do sul, vivem uma grande miscigenação étnica. Um gostoso caldeirão de línguas, danças, gastronomia e valores herdada a gerações.

Nos orgulhamos em Blumenau, de sermos vistos pelo país como referência de cultura alemã. Mas como sempre insisto em dizer: uma cultura camponesa. Sim, porque não sabemos nada sobre a Alemanha. Como país unificado até Blumenau, fundada em 1850 é mais velha que ela unificada (1871). Mas isso é detalhe. O que quero dizer mesmo, é que sabemos muito pouco (estou sendo generoso) sobre sua história, seus principais artistas, escritores, etc …

Ei Claus … hello … mas e a dança e música que tanto cantamos não é cultura alemã?? Com toda certeza, elas fazem parte da tradição cultural e nos unem quando há encontros com alemães, seja aqui ou lá. E a gastronomia não é cultura? Claro que é né? Camponesa!!! Acho que falta incentivar os jovens, seja lá de que cultura sua cidade tenha força, a conhecer um pouco mais sobre ela. Quer um exemplo típico? Itajaí, tem a Marejada, típica festa portuguesa. Bem, o que aprendemos na escola sobre a dança, música, literatura ou história desse país, que “descobriu” o Brasil em 1.500?

Um dos livros que mais gostei de ler, foi “1808” do jornalista Laurentino Gomes, que marca a vinda da família imperial ao Brasil. Saber de todas as coisas criadas a partir dessa vinda, foi uma surpresa que os cadernos de escola não revelaram. Ontem a noite o mesmo autor, mostrou no Programa do Jô seu novo “1822”, falando sobre o período da independência. Nossa, como esse país tem história que merece ser conhecida.

Mas o fato é que começaram as festas de Outubro e o estado de Santa Catarina está em festa. Tão pequeninho, apenas 5,9 milhões de habitantes, com uma tremenda força econômica, mas o que acho lindo: em estado de festa. Mas nessa terra não se pára de trabalhar para ficar pulando uma semana não. É trabalho durante o dia e festa final de semana. Aliás para quem gosta de curtir a festa, encontrar amigos, escutar a música, ver seus filhos se divertindo, sabe que o melhor período para passar lá é de segunda à quinta. Vou pegar meu chapéu, vestir meu espírito típico e olhar babando para o próximo chopp .. ic…ic ..

chapeu tipicoEin prosit Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário