segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Meu pequeno pedaço de privacidade

Imagine você saindo da faculdade, passa na frente de uma vitrine e a cortina, já meio estranha por ocupar só uma parte pequena dela, repentinamente acompanha seus movimentos. Assombração?!? O mais interessante dessa brincadeira do vídeo de Niklas Roy, é que somente a terceira pessoa que passa na frente da vitrine percebe isso. Sinal de que vivemos com a cabeça na lua mesmo? Ou em nossos planetas individuais, de tão absortos, vivemos como alienígenas de nossa realidade?

Esse geek alemão desenvolveu um sistema composto por uma câmera de vigilância, um computador e um robô que se movimenta horizontalmente, carregando a cortina. Quando o pedestre é visualizado pela câmera, o computador identifica-o e orienta ao robô posicionar-se para que a cortina acompanhe-o impedindo de visualizar o que tem dentro. Bem, se tem coisa que mais nos deixa curiosos é alguém nos proibir de algo.

Aí vem a pergunta fatal: serve para que? Bem, hoje a definição de artista mudou muito e talvez esse questionamento intrínsico sobre viver, ou sobreviver possa ter uma forte analogia. Enxergamos mesmo o que se passa ao nosso redor?


Uma das outras loucuras criativas de Niklas foi "A resistência em primeiro lugar" - uma intervenção arquitetônica para a exposição "Máquinas de Ar", que aconteceu em junho de 2010, em Haia. A primeira resistência é um canal de vento, “construído” na entrada da exposição. Os visitantes, que querem entrar no local, entram um verdadeiro labirinto plástico.

Site: Niklas Roy | Fonte: Engadget

Nenhum comentário:

Postar um comentário