sábado, 2 de outubro de 2010

Captura de telas na web

É quase inevitável postar no blog sem uma imagem para ilustrar seu texto que na maioria das vezes é descartada para uso posterior. Experimentei vários aplicativos para capturar telas na web, tendo usado inicialmente o Screenshot no Firefox e depois uma extensão no Chrome chamada Lightshot.

Apesar de mais simples (em termos), o Lightshot é um add on (Firefox) ou extensão (Chrome) que permite editar uma captura de tela. Basta clicar no ícone que geralmente fica na mesma área dos favoritos do seu navegador e captura tudo que estiver na tela, inclusive vídeos que o software “fotografa” e te dá várias opções, inclusive editar on line, ou seja, sem necessidade de nenhum software de edição de imagem instalado. Algo que me chamou atenção, é a versão em português do Brasil, entre as tantas línguas disponíveis.

Visite o site

A página da net, igualzinha à essa imagem, onde fiz um círculo vermelho abaixo, para ilustrar uma das possibilidades mais básicas. É quase um Photoshop online, onde até retoque de olho vermelho possui.

Lightshot retoque 

Visitando o site, descobri que existe aplicação para o EI8 (quase não uso), Firefox e outra para uso no desktop. Para quem usa em apresentações e precisa de agilidade é uma excelente ferramenta, principalmente quando pesquisa na internet e logo copia/cola a imagem não precisando salvar as imagens individualmente.

Essa imagem abaixo é um exemplo de captura a partir do Wikipedia. Após o clique no ícone, a tela escurece e o software te permite selecionar a área que lhe interessa. Depois de escolhida, aparecem as opções embaixo de salvar ou copiar no clipboard (copiar e colar).

imagem em captura

Se você achou interessante e quiser testar, basta clicar no ícone do navegador que usa ou se quiser instalar em seu PC, vá na primeira opção.

Baixar para usar no computador

Internet explorerMozilla Firefox

Chrome

 

Se é para achar defeito no Lightshot, só lamento que ele não capture a página inteira, em vez de somente a área visível. Para isso, eu sempre gostei muito de usar o

Site do Screenshot

Se você está no site cuja imagem deseja capturar, clique em qualquer área dentro do navegador ou diretamente no ícone que fica ao lado da caixa de pequisas do Google e abre um menu, diferente do Lightshot cujo processo é mais direto. Ao clicar o ícole ele abre as opções entre as quais destaca-se capturar a página inteira (inclusive a parte que fica embaixo) ou a visível, tipo printscreen.

image

Depois abre o editor, que está instalado no HD e não na net. Para ficar bem simples de entender, basta assistir essa demonstração direto no site deles, clicando na imagem abaixo:

Assista o vídeo demonstrativo

O screenshot funciona muito bem no Firefox e Internet Explorer.

 

Comentários no Twitter

Comentário no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário