segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A bela, adormecida para sempre.

Aquele dia 6 de dezembro de 1920 havia marcado a família Lombardo na cidade de Palermo (Sícilia), no sul da Itália. Uma mãe desconsolada, chorava a perda da sua filha Rosália de 2 anos, vítima de pneumonia enquanto o pai procurou um famoso embalsamador. O que eles jamais imaginariam, é que a pequena e bela menina seria conhecida no mundo todo, muito tempo depois da morte de seus pais, pela preservação quase intacta de seu corpo.

Rosalia1

Rosalia Lombardo 

Como mais uma dessas mágicas histórias da velha Europa, o responsável por esse verdadeiro milagre não teve ajuda divina e sim da ciência. Por muitos e muitos anos, a fórmula de preservação usada para manter o corpo da menina permaneceu um mistério. Só recentemente uma equipe de especialistas da National Geographic Magazine teve acesso ao corpo e usando métodos científicos conseguiu investigar melhor esse mistério.

Alfredo Salafia O antropólogo e biológo italiano Dario Piombino-Mascali do Instituto de Múmias e Iceman em Bolzano, financiado pelo National Geographic Society's Expeditions Council descobriu a fórmula secreta que preservou o corpo de Rosália tão bem. Ele rastreou parentes vivos do taxidermista Alfredo Salafia (falecido em 1933) que preparou o corpo da menina para que nunca perdesse a sua beleza injetando uma mistura de formol, sais de zinco, álcool, ácido salicílico (Aspirina), além de glicerina. Aparentemente foram os sais de zinco que a mantiveram bem preservada e adicionalmente petrificaram o seu corpo como uma estátua de carne e ossos.

Xray machineRosalia DSC_0006.tiff

Apesar da pele já ter perdido sua cor natural, sua fisionomia permanece quase inalterada sobreviveu até nossos dias. Imagens de raio-x revelaram que todos os órgãos internos do corpo - ainda estão em bom estado.

Nesse vídeo em Italiano, há imagens interessantes, além de informações, que bom atenção, fica até fácil de entender.

 

Catacumbas dos Capuchinos de Palermo

Catacumbas capuchinhos 

Rosália Lombardo é uma das múmias que se encontra nas Catacumbas dos Capuchinos de Palermo onde se encontram corpos de monges datados desde 1599. Após sua morte em vez de enterrados seus corpos foram depositados nessas catacumbas. Este “cemitério” tem uma lotação de s 8.000 corpos, a maioria mumificados (por diversos métodos, como o do banho em arsênico ou banho em leite quente), alguns de pé ( erguidos com arames) ou em caixões e pode-se ver ainda o que resta dos cabelos, as roupas intactas, etc …

O vídeo acima é uma reportagem, infelizmente em inglês, e eu sugiro que adiantem um pouco, para pegar as cenas internas do mosteiro. Para quem se vira no idioma é muito interessante.

As catacumbas são divididas pelas alas: Irmãos Capuchinhos, homens, mulheres, homens de profissão liberal, padres e crianças. Nos homens de profissão liberal, constata- se a existência de imensos advogados. As mulheres eram divididas em: casadas, virgens e solteiras. Estas últimas gentilmente assinaladas com uma coroa de metal.

Clique aqui, para saber mais sobre as Catacumbas dos Capuchinhos

 

Pesquisa em várias fontes: Claus Jensen

Nenhum comentário:

Postar um comentário