segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Tablet or not tablet: a dúvida cruel nessa terra de gigantes.

Enquanto fabricantes aos quatro cantos correm atrás da Apple, que lançou o primeiro tablet, todo dia pipoca aqui ou ali uma nova versão. E é sobre essas versões que surgiram que vou postar. Algumas grandes farão apostas cujo resultado já se prevê. Ou faz melhor, ou oferece mais vantagens. Estamos pisando na terra das gigantes empresas de informática. No final uma surpresa.

 tablet IPAD

Apple Ninguém é bobo de perder a fatia que Steve Jobs ofereceu quente para ser abocanhada depois da recepção positiva do conceito iPad. Desde seu lançamento, em abril deste ano, já foram vendidos em torno de 3,3 milhões de unidades durante no segundo trimestre, levando a Apple ao posto de 3ª maior empresa no mercado de computadores portáteis. Bem, se até agora vendeu isso tudo dá para chutar uma previsão para 2011? Nada menos que 28 milhões. Entre suas principais características são a tela de 9,7 polegadas (o mesmo dos netbooks mais populares) disponibilizando mais espaço para desenvolvedores trabalharem na criação de aplicativos que potencializam os recursos e funções do dispositivo. O display do iPad possui uma resolução de 1024x768 e a bateria agüenta até 10 horas de exibição de vídeo.

 

samsung

A Samsung tirou o seu da prancheta  e abriu as cortinas para mostrar seu Galaxy na recente da IFA 2010, feira internacional de eletrônicos e utilidades domésticas que aconteceu na primeira semana de setembro em Berlim, na Alemanha. A diferença? Pelo vídeo abaixo, vai dar para perceber poucas no design. Primeiro não tem a cobiçada maçã na logo, depois o sistema operacional é o Android 2.2 da Google, mas permite ligação e vídeo conferências. E experiência e portfólio de produtos na área de vídeo e fotografia não falta à sul coreana.  Mas tem outras significativas a favor do iPad e vale acessar esse site para comparar um com o outro.`Aliás essa mania de "benchmarketing" deles está visível no celular Omnia 2 que tem lembra em muito o iPhone.


 

dell

Tablet Dell

Terça-feira passada (25) Michell Dell anunciou o lançamento de seu tablet batizado de "Streak". Para competir com o iPad, o Streak vem com câmera frontal para vídeo conferência e principalmente faz chamadas como telefone celular. O dispositivo terá tela sensível ao toque de 5 polegadas, processador Snapdragon de 1 GHz da Qualcomm, 2 GB de capacidade de memória, 32 GB de memória sólida, câmera de 5 megapixels. O Streak terá, também, conexão 3G, 802.11b/g Wi-Fi e Bluetooth 2.1.Em sua estréia, rodará o Android 1.6, mas poderá receber upgrade da versão 2.2 do sistema operacional do Google (Fonte: Oficina da Net).

Mercado médico - A saúde é um dos grandes focos da Dell. Por isso investiu 3,9 bilhões de dólares no ano passado para adquirir a Perot Systems, que tem uma forte base junto a clientes de saúde e atende à maioria dos hospitais e sistemas hospitalares dos Estados Unidos. Ele permite que médicos obtenham informações sobre pacientes e fichas médicas eletrônicas enquanto realizam seu trabalho diário.

 

hp

Muitos devem estar se perguntando: e aí, a grande HP dormiu no ponto? Ela pensou: o que posso oferecer de diferente? E o estalo: Um pacote .. claro!!!!

Esse tablet, que também usa o Android 2.1 vem com impressora junto. Ué .. que coincidência né? Logo impressora? :P Mas o preço no mercado estadunidense é encarável: 400 dólares. Tem junto o eStation vem com busca do Yahoo, email do Yahoo, tudo do Yahoo, app de Facebook e player de música, mas nada de GMail ou Android Market. Só? Pois é .. pelo que li na net .. Mas .. mas … veja bem, você pode imprimir livros do Nook, mapas do Bing, emails do Yahoo, receitas e uma pá de coisas que você pode acessar diretamente pelo tablet. Então, apesar de você poder desconectar ele e aproveitar as suas de 4 a 6 horas de bateria, ele não terá jogos ou acesso a conteúdo – as coisas que impulsionam as vendas do iPad. Será que vai pegar?? Eles acham que sim, mas nós já temos um previsão não é?

Tablet HP

 

Faltou alguém? Sim, a estrela dos Smartphones:

rim-blackberryQuem deu o furo foi o jornal norte-americano Wall Street Journal que preferiu não citar fontes. A previsão é que a Research in Motion (RIM) apresente seu tablet na conferência BlackBerry Developer Conference nessa semana em São Francisco e lance até o final do ano no mercado. Rumores indicam que o provável nome será BlackPad. Não lembra alguma coisa? Hehe.

Tablet RIM

Segundo a notícia, o tablet terá uma tela touchscreen de 7 polegadas com 1 ou 2 câmeras embutidas, mas sem o recurso de telefonia e acesso à Internet somente via Wi-Fi. Mas em em vez de usarem o Android ou o novo sistema operacional BlackBerry 6, o dispositivo deve rodar um novo software desenvolvido pela QNX Software Systems, empresa adquirida pela RIM no início deste ano. Apesar de nada ser confirmado ainda pela fabricante canadense, já se sabe até quem fabricará o tablet: a Quanta Computer Inc de Taiwan. Os chips são da Marvell Technology Group Inc. (Fonte: Inside Techno)

 

Ufa, muita coisa né? Bem, esses é o que tenho notícia. Mas tem mais uma italiana que está entrando no páreo. Pois é. E Itália lembra o que? Pizza!! Comida!!

Alessi

A proposta do tradicional fabricante de utensílios de cozinha Alessi é bem original e foi desenhada por Stefano Giovannoni e será produzido pela Promelit.O design elegante acompanha a linha discreta das cozinhas modernas.Ergonomia preparada para facilitar a consulta dos conteúdos, como uma receita ao lado do fogão. Por isso tem inclinação de 30 °, ideal para ser visto com postura ereta e apoiar o plano de trabalho.

O AlessiTab tem sistema operacional Android 2.1 com tela touchscreen de alta definição de 10,1 polegadas (iPad tem 9,7) e os ícones da interface gráfica desenvolvidos pelo próprio Stefano. A capacidade de armazenamento do AlessiTab é de 1 GB e ele possui sintonizador de TV digital DVB-T, Wi-Fi b/g e uma saída HDMI. Outras características incluem suporte para IPTV, vídeo e áudio junto com webcam, microfone e alto-falantes. O AlessiTab também apresenta entrada para USB e cartões SD, bateria com duração média de seis horas, um suporte para encaixá-lo e acelerômetro integrado para autoalinhamento da tela. Fornece notícias, informações meteorológicas pela Epson, as receitas provenientes de Prata Colheres de Editoriale Domus, 13.000 estações em todo o mundo RadioTime, nutrição informações INRAN Instituto, a apresentação DOKI sistema de automação residencial para um novo conceito. (Fonte: WebNews)

 

android1

A impressão que dá, é que a grande favorecida nessa história de tablets é mesmo a Google com seu sistema operacional, presente em todos os lançamentos. Aliás, hoje o Android é o sistema mais presente em celulares e impressiona sua rápida ascenção, lembrando que a Google não tem tradição em sistemas operacional. Registre-se, não tinha.


 

Pesquisa e texto: Claus Jensen

Nenhum comentário:

Postar um comentário