quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Feriado municipal, o que você acha disso?

O lado bom de todo feriado municipal é poder tirar um dia de folga e dependendo da data, emendar um baita feriadão como é aqui em Blumenau (fundação foi em 2/09) esse final de semana. E, convenhamos, nada mais justo que ficar um dia inteiro homenageando nossa cidade, participar dos eventos promovidos pelos órgãos municipais e aproveitar para descansar um pouco. Bem, essa é a parte boa da história e tenho certeza que de todos votam a favor.

Tá, mas tem algum lado ruim? Sob a ótica empresarial atrapalha em muito o dia a dia. Imagine grandes capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte ... onde existem as matrizes de empresas de telefonia, centros de assistência técnica, fornecedores e clientes quando temos materiais pendentes que dependem de uma decisão ou retorno de lá. Ah, mas tem plantão. E dá para resolver o que precisa resolver? Ok, tudo é uma questão de planejar. Siiiim ... esse é o certo. Mas no dinâmico mundo dos negócios nem tudo tem lógica e fica complicado depender de planejamento, inclusive quando as etapas já acontecem dentro de algum. O certo seria fazer uma relação das cidades que se mantém mais negócios, programar na agenda para que avise uma semana. Mas vale também para aquela solicitação ou aprovação de um bom pedido que aconteceu hoje de manhã?

Qual a solução? Penso que deveriam ser escolhidas datas padrões para homenagear as cidades. Por exemplo os 2 primeiros dias do mês, ou alongar depois de datas como Natal e ano novo. Em Blumenau, durante um bom tempo, trocou-se o dia 12 de outubro pelo dia 26 de janeiro. Mas, já que é um feriado religioso e os fiéis participavam de procissões, isso acabou sendo abolido. Na China por exemplo, existem só 3 feriados, mas longos. Assim todo mundo se programa. Na Europa, praticamente não se trabalha em Agosto, quase um mês de férias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário