terça-feira, 31 de agosto de 2010

Já pensou se o rio que abastece sua cidade ficasse assim?

Seria melhor que essa apresentação fosse apenas um conjunto de pinturas ou fotos montadas para alertar sobre a possibilidade disso acontecer. Nosso mundo anda cada vez mais "plastificado", pela sua facilidade de fabricar, vender e se desfazer dele. Você parou para pensar o quanto utiliza um saco plástico depois que volta do supermercado ou padaria? Transporta suas compras, as tira, e eventualmente pode usá-la como saco de lixo. Assim, tão rapidinho pára no lixo e aqueles instantes de uso são difíceis 500 anos (quase a idade do Brasil) até que seja absorvido pela terra.

O grande vilão "plástico" que tanto eu quanto você, pela sua praticidade, temos dificuldade em não usar faz vítimas pelo mundo todo e um dos exemplos clássicos é essa apresentação sobre o O Rio Citarum (Walungan Citarum em sundanês), localizado na região ocidental de Java (Indonésia). Ele tem um papel importante na vida na ilha, sendo usado como médio de transporte, regadio e manancial. São despejados resíduos orgânicos domésticos e sanitários de nove milhões de pessoas e incontável quantidade de produtos químicos  tóxicos, lançados por centenas de fábricas irresponsáveis ao longo de suas margens normalmente sem nenhum tipo de tratamento.

Ele é considerado um dos rios mais poluídos do mundo, por isso em dezembro de 2008 o Banco Asiático de Desenvolvimento aprovou uma ajuda que escalava a soma de $500 milhões de dólares para saneá-lo.

Acho que esse é mais um dos alertas que nos chega, para não ficarmos na conformidade de que isso esteja bem longe de nossa realidade. Por isso é essencial denunciar empresas, pessoas e qualquer tipo de crime ambiental, que pode ser simplesmente lixo doméstico jogado no rio. Imagina, se tem lógica, você jogar cocô, plástico, produtos químicos tóxicos naquilo que é essencial para você viver:  a água. Lembre, que comer você até pode ficar uns dias, mas não sem beber água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário