sábado, 10 de julho de 2010

Terror no Atlântico!!


Quanto custa ficar sem respirar? E o preço para engolir o almoço, café da manhã e janta cheios de óleo ... preto? É essa a situação que imagino a fauna / flora marinha contaminados pelo óleo que vaza sem parar estarem passando. É como se um vulcão estivesse em erupção e nós respirássemos uma camada espessa de fumaça com partículas de cinzas ... pó. O governo americano estima que entre 35 e 60 mil barris estejam vazando diariamente, mas qual será o custo disso tudo para a humanidade? Ninguém seria inocente o suficiente para achar que apenas a região será afetada. Será que as correntes marítimas só levam esse petróleo para os 5 estados americanos atingidos? Só para lembrar: ainda jorra petróleo!!!

Vivemos em um mundo cujo ouro negro nos cega totalmente. O petróleo não está só nos combustíveis. Ele gera tantos derivados plásticos, matéria-prima (bisfenol) industrial empregada na produção de polímeros e como estabilizante em plásticos à base de cloreto de polivinila (PVC), presentes em muitos itens, como: latas de conserva revestidas internamente com filme de polímero, lentes de óculos, materiais automotivos, mamadeiras, garrafas de água mineral, encanamentos de água de abastecimento, adesivos, CDs e DVDs, etc. A administração de BPA (bisfenol) a ratas grávidas e seus filhotes recém-nascidos induziu-os à obesidade e também resultou em mudanças no comportamento (hiperatividade, aumento da agressividade, reação alterada para estímulos de dor ou medo, problemas de aprendizagem e alteração do comportamento sócio-sexual). Não são esses os nossos maiores problemas de saúde?

E o monóxido de carbono expelido pelos carros que a falta de um bom transporte público e a insegurança nos obriga a usar? Você sabia que 99% do combustível consumido pelos motores dos veículos são inofensivos? Mas é exatamente esse 1% é altamente perigoso ao homem e ao meio ambiente e, que se for considerada a frota de veículos automotores existente no país e a quantidade de combustível queimado por ano, esta parcela de 1% passa a ser bastante significativa. O efeito estufa está aí. Na minha opinião, ela não é 100% responsável, afinal o mundo já enfrentou vulcões que expeliam gases tóxicos muito mais densos em toda a existência terrestre. Mas que ajuda ... ahh ... isso ajuda.

Precisamos cobrar através de todas de expressão humana (protestos, mídia, escola, etc ...), alternativas para a energia fóssil. Soluções existem, e muitas. Energia solar, elétrica, éolica, .... e vai longe. Precisamos cobrar de nossos governantes e representantes políticos estímulos e verbas para a pesquisa de alternativas, e principalmente .. formas de colocá-las em prática. Está aí o bio combustível, que não é a melhor solução ainda, porque usa áreas agriculturáveis para a alimentação, que enfrentará escassez no futuro.

Água, energia e alimento. As fortunas se farão na falta desses recursos. O que não podemos permitir, é que a riqueza de poucos seja motivo de respirarmos e nos alimentarmos mal. Aliás, como usuários masters de tudo que vem do petróleo, entra a nossa culpa. Os grandes só dão aquilo que estamos dispostos a pagar. Nós pagamos pela nossa destruição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário