domingo, 30 de maio de 2010

Você continua a ler só livros impressos?

O mercado editorial sofreu grandes mudanças e promete muito mais. Cada vez me impressiono com o volume de novos títulos. Os preços, com as grandes promoções das livrarias virtuais possibilita a inserção cultural. Mas, aí vem aquela história: o que adianta o livro acessível se o brasileiro não tem o hábito de ler? Isso é certamente outra história, bem mais complexa do que vou tratar nesse post. Esse volume todo de livros, se você parar para analisar, tira quantas árvores? Quantos filtros de ar naturais são cortados para dificultar nossa sobrevivência no futuro? Veja, também sou daqueles que adora folhear um livro, sentir a textura do papel, seu cheio, sentir a capa brilhante com uma capa que sempre influencia na nossa decisão.


Faz uns 6 anos que comecei a usar pela primeira vez os e-readers. Acabei me sentindo muito à vontade com o Mobipocket, que tem lá seus defeitos, mas no final das contas foi o que melhor atendeu minhas necessidades. Ele importa quase todos os formatos (pdf, txt, doc, rtf) e permite que marque a página, como se fosse um livro normal. Além disso, permite que faça anotações, destaque o texto, acrescente links e o que gosto mais: sincronize com o celular/smartphone. Então o que você lê na tela grande do computador, depois de sincronizar, pode continuar seja lá onde esteja. Se eu estivesse carregando o livro ia dar muito mais trabalho porque teria que estar segurando o tempo todo seja em mãos ou na pasta, que nem sempre é interessante carregar para tudo que é canto. Outro aspecto interessante é ser leitor de RSS. Ele acaba furncionando como um navegador. Mas confesso que só uso para isso mesmo o Google Reader, que é excelente e simples.

Nesses tempos, estando em diferentes computadores, pensei: "Puxa, seria muito bom se não dependesse do computador para minha leitura". Então busquei e-readers on line que permitissem quase os mesmos recursos, só que muito mais simples. Entre tantos o que mais me agradou foi o Yudu, apesar de ter usado o Scribd durante um tempo.

 




Bom, sei que você deve estar pensando: "Adoro sentir o livro em mãos!!!" ... Tem outro aspecto que me agrada na leitura em frente à um computador. Iluminação e postura.
Iluminação - Não é sempre que você tem uma iluminação interessante. Tanto no computador (desktop, notebook ou netbook) quanto na tela do smartphone existe uma fonte de luz sendo emitida. Se usar LCD, Plasma ... tanto melhor. Na minha experiência pessoal evitou problemas maiores.
Postura - se estou em frente ao computador, com a tela em sentido perpendicular, a chance de estar curvado reduz. E pelo que me lembro, de um livro sobre leitura dinâmica, é aspecto fundamental para melhorar a absorção da informação.
Manuseio - em um e-reader você configura a letra no tamanho que desejar. A evolução da leitura, pela passagem de páginas é simples à um clique. Não danificar o livro com anotações, porque tudo pode ser feito no próprio software, também é muito melhor.
Pesquisa - lá no meio da leitura você chega em "ilha Baffin e Labrador". Muitas vezes vou no Google Maps e vejo as informações complementares, com paisagens e história. Palavras que ainda não se incorporaram ao seu dicionário ou até não estão lá ainda, também acabam sendo boas razões para o "São" Google.

Apesar de tudo, eu acabo lendo livro de papel também., mas já tive época em que só lia o digital. Acho que cada um deve fazer aquilo que se sente melhor e atenda sua necessidade de se informar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário