domingo, 21 de junho de 2009

Livros eletrônicos

A maioria ainda prefere sentir a textura do papel, o cheiro da celulose e a portabilidade de simplesmente abrí-lo sem necessidade de qualquer recurso. Como tenho dito a alguns amigos, desde muito tempo sou adepto da leitura do livro pelo computador.

Tudo começou a um tempo atrás no primeiro smartphone, que tinha um aplicativo para leitura de pdf. Foi quando descobri o Mobipocket, um software livre alemão (está disponível em inglês), que importa vários formatos (pdf, txt, rtf, doc). A grande solução que ele trouxe, essencial para quem lê um livro, é bem simples: marcar a página que está lendo. No tradicional Adobe Reader, baixado gratuitamente, você lê mas não pode marcar a página, apenas na versão paga.

Onde achar livros gratuitos? Existem várias comunidades que disponibilizam livros na internet, de forma ilegal, claro. Poderia destacar o Portal Detonando, E-books grátis, Rei do E-book, apenas para citar algumas.

Vantagens de ler no micro.

  • postura4Iluninação e postura - Uma dos maiores problemas que eu acho em ler um livro é uma boa posição de leitura e ter a  iluminação certa. No PC você tem a luz do próprio monitor e está em uma boa posição, já que lhe mantém ereto em frente à ele. Melhor se seu monitor for de LCD, ou notebook, porque o tradicional pode cansar mais a vista.
  • Tamanho da fonte – no livro tradicional, o negócio é colocar mais perto ou longe, depende do seu grau ou problema (astigmatismo ou miopia). No micro, você escolhe a altura da letra, usando aquela que lhe dá mais conforto.
  • Armazenamento – minha biblioteca de mil exemplares sempre foi um grande orgulho para mim. Adorava vê-los, é como me transmitissem uma energia boa, um mundo submerso a ser descoberto. Tudo mudou com os cupins e as traças. Apesar de ser muito cuidadoso com eles, no começo os encapava, encontrei alguns novos furados e destruídos. Em outra oportunidade, molharam em função de um vazamento em plena tempestade de verão. Puxa … doeu ver. Hoje está tudo em DVD, CD e para garantir em sites de armazenamento gratuito como o 4Shared.
  • Portabilidade – você deve estar pensando, ok … concordo com tudo, mas se quiser ler na cama? Bom … a tempos que consigo compartilhar minha leitura com meu smartphone. O mesmo Mobipocket tem a versão mobile, que sincroniza o que está no desktop.
  • scribbSites que permitem ler on line - não gosto de ser dependente. Então sempre achava ruim ter que estar no meu notebook para ler o que marquei por último. Hoje já tem sites que permitem fazer o upload do arquivo e ler, com marcador. Vale citar o Yudu e o Scribd, onde também é possível encontrar muitos livros.

Mas como tudo evolui, finalmente, após várias tentativas, inclusive da Sony, temos um ebook reader eletrônico que está fazendo muito sucesso na Amazon. Estou falando do dispositivo de leitura sem fio Kindle DX, kindle DX1 com tela de 9,7”, já está disponível por US$ 489. Pessoalmente, ainda acho que vale a pena investir em um bom notebook, com um preço próximo, onde além de ler livros, poderá usá-lo para muuuuuuitas outras coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário