quarta-feira, 10 de junho de 2009

Tocando para mudar




Não importa quem você é, nem onde vá nesse mundo, o que todos nós precisamos é de alguém do nosso lado. É assim que Roger Ridley, um artista de rua faz a introdução de "Stand by me", nessa fascinante produção de Mark Johnson, que une os talentos anômimos, nas ruas e aldeias do mundo. Tem o contexto da sociedade moderna, ao redor, andando apressada, indiferente, cada um seguindo seu destino, sem sentir o "cheiro" dos aromas da vida. O pai que dança com sua filha, o símbolo da família, as mulheres, os povos, aldeias ... mesmo as urbanas ... em uma imagem pictória ... enfim ... linda a mensagem humana.



Playing for change foi um projeto fantástico que eu conheci depois de receber um link de vídeo por email. Observei que no final apresentava um site e resolvi acessá-lo. Tudo começou com um vídeo onde os realizadores desse projeto vão a diferentes lugares e gravam cantores de rua, em vilas da África, e tem até a participação de Bono e Manu Chao.

Para fazer as gravações ao redor do mundo, foi construído um estúdio de áudio móvel, equipado com os mesmos equipamentos utilizados nos melhores estúdios, além de uma câmera de vídeo o produtor seguiu para onde a música o levasse. O primeiro equipamento para fornecer energia foi de baterias de carrinho de golfe, depois mudou para de carro e finalmente foi tudo reduzido à um laptop. Do mesmo modo, a qualidade para gravar as cenas, foi atualizado progressivamente a partir de uma variedade de formatos - cada um com o melhor que poderia atingir, e finalmente está em alta definição. Vale registrar o incrível trabalho de edição, que une essas diferentes vozes e sons, em uma verdadeira costura cultural.

A universalidade da música e seu poder de transcender diferentes posições políticas, crenças, distâncias, poderes aquisitivos para unir todos como uma só raça humana. Inicialmente surgiu como algo sem fins lucrativos, mas ano passado decidiram transformar o projeto na Timeless Media, e todo lucro é revertido para os músicos e suas comunidades que participam desse projeto. Os artistas unidos nesse projeto hoje já se apresentam em vários shows pelo mundo.

Conheça mais detalhes e vídeos desse projeto acessando: www.playingforchange.com



Com a participação de Bono



Obrigado Cláudio pelo email

Nenhum comentário:

Postar um comentário