domingo, 17 de maio de 2009

Mapa mental


Mind Mapping - mapa mental, ou mapa da mente[1] é o nome dado para um tipo de diagrama, sistematizado pelo inglês Tony Buzan, voltado para a gestão de informações, de conhecimento e de capital intelectual; para a compreensão e solução de problemas; na memorização e aprendizado; na criação de manuais, livros e palestras; como ferramenta de brainstorming (tempestade cerebral); e no auxílio da gestão estratégica de uma empresa ou negócio. [fonte Wikipedia]

Depois de procurar e experimentar uns 3 softwares (Free Mind, Mind Mapper e XMind) de mind mapping, cheguei à um prático e funcional: XMind. Mas afinal, o que faz esse tipo de aplicação? Assim como o OneNote da Microsoft, só que funcionando em diferentes conceito, eles ajudam a organizar aquelas idéias aleatórias, para depois reunir tudo, arrastando e encaixando. Aspectos aspectos que facilitaram meu dia a dia, foram os links, que podem ser desde o próprio arquivo, quanto o diretório em que está localizado. Então, supondo que esteja fazendo uma apresentação em powerpoint como parte de um projeto, posso usar um link direto para esse arquivo, que o abre automaticamente. As outras informações que tenho reunidas, como textos, planilhas, imagens, também podem ficar linkadas com o diretório. Ele também tem a opção de navegador próprio para os links de páginas.

No formato Pro do XMind, com diferentes formas de pagamento (mensal, anual, penta-anual) é possível exportar para os principais programas do pacote Office, utilizar a agenda para prazos, notas em áudio, além de outras funcionalidades.



Outro aspecto que me chamou a atenção, são os projetos que usuários compartilham on line. Se está na fase do "papel branco", buscando pontos de partida, alguns desses projetos (nenhum em português) podem ser um atalho útil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário