domingo, 17 de maio de 2009

Assistir filmes on line legalmente


É isso mesmo. Apesar de não ser novidade, veiculação de filmes por streaming já pode ser encontrada em serviços como o Blopix da ZeroUm e o TV Terra. Em sites como Megavideo internautas já pirateiam filmes online como esse do 007.

Depois da anunciar no ano passado a Livraria Saraiva está oferecendo esse novo serviço que permitirá a locação de filmes com prazos de expiração de 24 horas ou 48 horas, com preços que variam entre 4,90 reais e 6,90 reais por download. Depois de baixá-lo, ele fica disponível por 30 dias após a confirmação da compra do usuário, que daí permite a execução ilimitada do arquivo e tem preços que variam entre 12,90 reais e 39,90 reais por títulos. O pagamento das compras pode ser feito em cartão de crédito ou vale-presente.

Bem ... pelo preço, ainda vale a pena locar e comprar pelo sistema presencial. Mesmo que baixar seja possível em qualquer horário sem precisar sair de casa, o tempo para baixá-lo, de longe é igual à grande maioria dos em formato de Real Player (RMVB) com tamanhos que geralmente variam de 300 Mb (maioria) a 600 Mb por causa de sua alta taxa de compactação e com ótima qualidade. Imagino que esses 1,5 Gb deva ser porque usa o formato wmv, da Microsoft o que o deixa nesse tamanho.

O gerenciamento de filmes alugados ou comprados é feito dentro do Saraiva Digital Lite, local em que os usuários podem consultar os títulos, assistir trailers e acompanhar o desenrolar do download. Para evitar a pirataria é usada a tecnologia de restrição de cópias de conteúdo (DRM, da sigla em inglês) Play For Sure, da Microsoft, o Saraiva Digital funciona apenas nas versões 98, 2000, 2003, XP e Vista do sistema Windows, o que os torna impossíveis de assistidos em iPods ou iPhones, da Apple. Em testes do site de tecnologia IDG Now!, o serviço não foi acessado corretamente pelo Firefox, da Mozilla, e pelo Chrome, do Google. Será coincidência que roda apenas no Internet Explorer, da Microsoft?

Nenhum comentário:

Postar um comentário